Artigos

APROVEITAMENTO E DESTINO FINAL DO LODO

Considerado como uns dos principais problemas em estações de tratamento de água e esgoto, o destino final do lodo envolve estudos e decisões relativos ao grau de desidratação, condicionamento e estabilização do lodo gerado, formas de transporte, eventual reuso do lodo, impactos ambientais, e aspectos econômicos.

Os principais aspectos que dever ser considerados antes da decisão sobre a forma e o local do destino final, são: produção e caracterização do lodo; presença de esgotos industriais no sistema; quantidade de lodo gerado; e as características especiais (físicas, químicas e biológicas) que possam interferir com o sistema de disposição final.

Entre as soluções possíveis para os sistemas de disposição final, podemos citar: aterros sanitários; incineração; usos agrícolas e reuso industrial.

É importante salientar, qualquer forma de disposição e destinação final de lodo deve proceder de estudos técnicos, legais, ambientais, econômicos e devem ser compatíveis com os planos urbanísticos de uso do solo da região.

Como visto, o destino e o aproveitamento do lodo requer estudo, decisão, e principalmente, conhecimento e experiência. Todos estes atributos podem ser encontrados na H2O Engenharia, empresa especializada em tratamento de água e esgoto que conta com mais de 40 anos de experiência. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *