Artigos

EFLUENTES INDUSTRIAIS

O termo “efluente industrial” é aplicado de forma genérica para se referir às águas residuais dos processos produtivos de diversas indústrias, tais como: alimentícias (laticínios, frigoríficos, cervejarias, entre outros); químicas, petroquímicas, metalúrgicas, etc.

A composição quali-quantitativa dos efluentes industriais está diretamente relacionada ao processo produtivo da indústria em questão, o que torna cada efluente industrial único. E, justamente essa particularidade na composição de cada efluente industrial, é que resulta na complexidade do projeto de sistemas de tratamento para os mesmos. Por exemplo, os efluentes gerados nas indústrias de laticínios são ricos em óleos e graxas (O&G), de modo que a linha de tratamento deve ser projetada visando incluir operações unitárias que auxiliem na remoção destes compostos.

Já no caso das indústrias metalúrgicas, atenção especial deve ser dada à presença de metais pesados. E nos efluentes das indústrias petroquímicas, a presença de derivados de compostos aromáticos é praticamente certa, exigindo cuidado na escolha dos processos de tratamento.

Como se pode notar, cada efluente industrial apresenta particularidades que influenciam diretamente no projeto dos sistemas de tratamento, exigindo grande expertise e dedicação da equipe projetista. Isto porque, devido à especificidade de cada efluente industrial, o projeto de cada solução deve ser customizado.

A H2O Engenharia é uma empresa especialista na área de projeto de sistemas de tratamento de efluentes industriais, com mais de 30 anos de experiência neste mercado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *