Artigos

FOSSAS SÉPTICAS

As fossas sépticas são alternativas em áreas (urbanas e rurais) onde não há serviço de esgotamento sanitário, exigindo a implantação de algum meio de disposição final dos esgotos tratados com o objetivo de evitar a contaminação do solo e da água.

De forma geral, a fossa séptica é uma câmara cujo objetivo é reter os esgotos sanitários por um período de tempo estabelecido, de modo a permitir a sedimentação dos sólidos e a retenção das gorduras contidas nos esgotos, transformando-as bioquimicamente em substâncias e compostos mais simples. Os principais arranjos de fossas, são: câmara única; e câmaras em séries.

É importante salientar que a fossa séptica possui limitações de tratamento, uma vez que a eficiência média de remoção de DBO é de 30% e de sólidos em suspensão, 50%.

Devido a esta limitação, o efluente da fossa séptica pode ser potencialmente contaminante ao solo e a água, com odor e aspecto desagradáveis, exigindo, por estas razões, uma disposição final adequada. Dentre os processos adotados para as disposições, os mais usuais, são: sumidouro; vala de infiltração; vala de filtração; e filtro de areia.

Para saber mais sobre o tema e os principais serviços ofertados pela H2O Engenharia, visite nosso site: http://www.h2oengenharia.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *