A H2O Engenharia foi contratada por uma empresa da área petroquímica, que atua na fabricação e comercialização de derivados petroquímicos e que é uma das empresas mais importantes neste segmento do Brasil, para desenvolver um Projeto Conceitual e Básico de um sistema de tratamento de efluentes em fase dissolvida gerados pelos sistemas de remediação de uma área contaminada.

O escopo de serviços compreendeu a elaboração de estudos técnicos e econômicos que permitiram a seleção da melhor tecnologia a ser aplicada nestes efluentes os quais são de extrema complexidade e baixa biodegradabilidade, devido a presença de compostos aromáticos.

Depois de exaustivas avaliações teóricas, a H2O Engenharia realizou testes com três diferentes tecnologias de tratamento:

– Carvão Ativado

– Ozônio

– UV + Peróxido de Hidrogênio

Além deste trabalho de definição da rota tecnológica processual, foi desenvolvido, em paralelo, um trabalho de avaliação de eco toxicidade.

A seleção do processo de tratamento foi feita através do estudo dos resultados das análises dos efluentes tratados nos testes de laboratório.

Com esses dados iniciais, a H2O Engenharia focou seu estudo no atendimento dos seguintes requisitos:

  • Atender aos padrões legais de emissão;
  • Atender aos padrões de ecotoxicidade.

Os testes desenvolvidos pela H2O Engenharia com o suporte analítico de laboratórios parceiros foram bastante estimulantes no que se refere à aplicação do carvão ativado para a remoção de contaminantes encontrados nos efluentes desta empresa, obtendo-se rendimentos altos, inclusive acima dos esperados.

O sistema de tratamento de efluentes projetado pela H2O Engenharia prevê: gradeamento, separador gravitacional de água e óleo, filtração sobre zeólitos (remoção de metais), filtração sobre carvão ativado e sistema de retro lavagem dos filtros.

Com esta tecnologia o sistema de tratamento atende aos padrões de emissão, de qualidade do corpo receptor e aos requisitos de eco toxicidade dos efluentes.