A Ecofabril foi uma das empresas pioneiras, no Brasil,  na transformação de garrafas PET em fibras de poliéster.

 A H2O Engenharia foi a empresa escolhida pela Ecofabril para desenvolver os estudos para a escolha do processo de tratamento de efluentes para atender os requisitos legais. Isto ocorreu em 2005.

Desde então a Ecofabril vem experimentando um crescimento importante em suas atividades fabris e, conseqüentemente, em seu uso de água e geração de efluentes e, em conjunto com a H2O Engenharia promoveu uma série de modificações na planta original, sendo que atualmente é feito reuso de aproximadamente 40 @ 60 % da água que é captada.

Em cada uma das ampliações foram incorporadas novas tecnologias e foram maximizados os usos das antigas unidades para o que foram necessários estudos detalhados de engenharia de processo

Uma das novas tecnologias aplicadas nesta Estação foi a utilização de um filtro de anéis, em substituição ao filtro de areia antracito, tradicionalmente utilizado nas plantas de tratamento. O tamanho do material retido por este filtro varia de 20 a 400 microns.

Com estes estudos desenvolvidos em conjunto entre as duas empresas, houve uma considerável economia nos custos de investimento e de operação da planta.

Nesta planta também foi utilizado um sistema de desaguamento com centrífuga decanter a qual tem gerado lodo com baixa umidade e, conseqüentemente, com menores custos de disposição.

A fase líquida é tratada mediante o emprego de processos físico químicos, tais como equalização, coagulação, floculação, sedimentação e filtração e emprega uma série de produtos químicos que além de promoverem uma elevada redução de DQO, removem também metais pesados que possam ter sido incorporados nos efluentes devido aos pigmentos utilizados na fabricação das garrafas e/ou por manuseio nos centros de separação.

VALE

A Companhia Vale do Rio Doce é conhecida por ser a maior mineradora de ferro do mundo e possui operações em várias minas, principalmente no estado de Minas Gerais.

A Gel Engenharia é uma empresa de engenharia e construção especializada em obras de infraestrutura, principalmente, na área de saneamento.

A H2O Engenharia é uma empresa de engenharia e consultoria especializada em sistemas de tratamento de águas e efluentes.

De forma pioneira a Vale optou por utilizar nos complexos de Mariana e Itabira uma modalidade de contratação diferenciada denominada BOT – Build, Operate & Transfer onde uma empresa é encarregada de investir na construção dos sistemas de tratamento e o cliente final remunera o investimento e os custos operacionais através de uma taxa ou tarifa mensal, por um período determinado, neste caso 7 (sete) anos..

A Gel Engenharia e um grupo de investidores assumiram este desafio e, desde a fase conceitual, contrataram a H2O Engenharia para a definição dos processos e sistemas a serem instalados, os quais apresentassem a melhor relação custo benefício para os investidores e atendessem os requisitos legais ambientais e de qualidade da Vale.

Com esta parceria entre todas as companhias foram desenvolvidos os estudos e projetos para a construção de 6 (seis) Estações de Tratamento de Esgotos Domésticos (ETE´s) e 4 (quatro) Estações de Tratamento de Efluentes Oleosos (ETEO´s). As ETE´s tratarão os efluentes gerados em refeitórios, vestiários e banheiros utilizados pelos funcionários e terceirizados, enquanto que as ETEO´s tratarão os efluentes gerados nas operações de lavagem de veículos e de oficinas.

A H2O Engenharia selecionou para as ETE´s o processo de aeração prolongada na variante batelada, devido a possibilidade de sua automação e simplicidade operacional. Para as ETEO´s foi selecionado o processo de flotação por ar dissolvido com o auxílio de produtos químicos.

Alem das atividades inerentes a engenharia conceitual a H2O Engenharia foi responsável por:

Avaliação de Efluentes: planejamento, visitas, preparação de documentação e consolidação dos relatórios de caracterização, preparação da aceitação das plantas de operação e seleção e, ainda, mobilização de operação das plantas já implantadas.

Planejamento e Engenharia de Sistemas: elaboração do projeto conceitual com a consolidação das informações de projeto, coordenação das atividades de compra (preparação de edital, minuta de contrato, diligências, inspeção, testes durante a fabricação), acompanhamento da construção civil, preparação do programa de testes e coordenação de montagem e partida das plantas, acompanhamento à distância da implantação e testes de partida das plantas), seleção e treinamento do pessoal.

Assessoria para Operação de Sistemas: Acompanhamento da operação com visitas esporádicas às plantas, reuniões com a Vale e estudos para a redução de custos operacionais (substituição de produtos químicos, aumento do grau de automação das plantas, redução da equipe, etc.)

Este projeto começou em 2008 e a sua conclusão está prevista para  2015.