A H2O Engenharia foi contratada pela MFS Engenharia Ambiental para o desenvolvimento dos serviços de engenharia conceitual e básica no projeto do sistema de tratamento de efluentes e de reuso de água da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da fábrica da Fiat, localizada em Goiana – Pe.

Esta ETE apresenta um elevado grau de complexidade, contemplando diversas operações unitárias sofisticadas de maneira a garantir que o efluente tratado apresente excelente qualidade. Parte do efluente tratado é reutilizada nos processos industriais internos.

Foi elaborado um balanço de massas onde foram inseridas as qualidades dos efluentes gerados na fábrica da FIAT CHRYSLER e nas sistemistas – empresas parceiras da FIAT – e que contribuem com os efluentes tecnológicos e biológicos e, com base nestas qualidades e nos processos unitários da ETE foram definidas as qualidades do efluente tratado.

Após analise dos dados compilados e das premissas adotadas elaborou-se a concepção final da ETE. Os efluentes industriais gerados pela FIAT serão enviados a um sistema de tratamento composto de tanques de acúmulo de efluentes, remoção de sólidos, remoção de Óleos e Graxas, Tratamento Físico Químico e, após serem misturados com os esgotos sanitários, para o Tratamento Biológico com tecnologia de membranas de ultra filtração (Sistema MBR). A seguir, parte do efluente é enviado para um polimento com Osmose Reversa (OR).

A maior parte do efluente permeado da ETE será direcionada para o reuso na própria fábrica. A parcela de efluente não reutilizada terá qualidade final que permitirá o seu descarte em corpos receptores atendendo aos parâmetros legais fixados pelos órgãos ambientais.

Por segurança, a FIAT solicitou um monitoramento do efluente descartado, garantindo o atendimento da legislação e a preservação do meio ambiente. Portanto após a OR foram instalados tanques de armazenamento e um sistema de monitoramento contínuo de DQO, Turbidez, pH e condutividade para controle de qualidade de efluente.