A Companhia de Saneamento do Distrito Federal (CAESB) é a responsável pelo tratamento e distribuição da água no município de Sobradinho-DF. Parte do abastecimento é realizada através da captação da água de dois mananciais, o Ribeirão Contagem e o Córrego Paranoazinho, com vazão variável entre 100 e 160 l/s.

Para a ETA Contagem, a CAESB, após estudos técnicos, optou pela implantação de uma planta de tratamento de água do tipo coagulação, filtração direta ascendente, desinfecção e fluoretação, apesar do manancial apresentar água boa qualidade. Outra característica importante desta planta é o alto grau de automação com que foi concebida, para diminuir a mão de obra de operação.

A tecnologia selecionada foi a de filtração direta ascendente, devido à boa qualidade dos mananciais. Nesse sistema, a água coagulada passa por uma câmara de carga e posteriormente entra na parte inferior do filtro, passa pelo sistema de drenagem, pela camada suporte e pela areia, sendo coletada em calhas ou tubos perfurados, situados na parte superior da unidade filtrante. Serão seis filtros operando em paralelo, totalmente automatizados. Após a desinfecção, a água seguirá para os reservatórios de distribuição.

Os mananciais de água na região de Brasília, apresentam águas com baixa turbidez mas com a presença de uma parcela significativa de algas, o que dificulta o tratamento e requer uma operação bem ajustada e uma equipe devidamente treinada.

A H2O Engenharia foi contratada para o comissionamento, treinamento de pessoal e start up da planta

Os trabalhos de campo foram desenvolvidos por um período prolongado de tempo e o ajuste da parte de automação foi bastante delicado requerendo um trabalho integrado de fornecedores de equipamentos, mecânica, elétrica, automação e processo de maneira a se atingir os resultados previstos.

A água de contralavagem deste sistema também é tratada, pois a legislação brasileira impôe uma disposição adequada para o resíduo sólido a ser gerado. O processo de tratamento empregado para esta água, consiste em adensamento através de flotação por ar dissolvido seguido de desaguamento por centrifugação. A água separada neste processo é reciclada na própria Estação de Tratamento.

A equipe da H2O Engenharia acompanhou a instalação dos equipamentos, a montagem do laboratório, os testes com água e a equipe de automação durante seis(6) meses. Após a conclusão do comissionamento foi realizado um treinamento para os funcionários da CAESB que estarão ligados direta ou indiretamente com a operação da ETA Contagem.