A H2O Engenharia, juntamente com outras empresas parceiras, foi contratada pela Natura, uma das maiores fabricantes de cosméticos e produtos de beleza do Brasil, para a realização de um diagnóstico e projeto conceitual e básico da estação de tratamento de efluentes (ETE) do site de Cajamar (SP), no ano de 2013.

Esta ETE emprega um processo de tratamento bastante completo, desde a fase preliminar de remoção de sólidos, passando por um sistema físico químico e um sistema MBR (Membrane Bio Reactor), de onde a água segue para um pós-tratamento e reuso.

O objetivo principal do serviço foi o de  identificar os principais gargalos existentes na ETE, tendo em vista o aumento da geração de efluentes industriais decorrente da ampliação das unidades produtivas do site de Cajamar (SP).

A primeira etapa do trabalho foi realizar um levantamento cuidadoso das características quali-quantitativas dos efluentes tratados na ETE e analisar os resultados operacionais da mesma.

Em seguida, de posse das projeções de produção do site de Cajamar (SP), pode-se realizar uma estimativa do aumento da geração de efluentes. Assim, identificou-se a situação mais crítica nos próximos anos e, através dos dados compilados no início do diagnóstico e simulações das diferentes situações operacionais, foi possível verificar quais unidades operacionais deveriam ser ampliadas/modificadas para atender a situação mais crítica prevista.

Ao longo da realização do diagnóstico, constatou-se uma grande variabilidade das cargas enviadas ao sistema biológico em função dos descartes do sistema físico-químico, que opera em bateladas. Grandes variações de cargas afluentes a sistemas biológicos são prejudiciais e, para correção de tal problema, a aplicação de tanques de equalização é fundamental.

Assim, a H2O Engenharia utilizou-se de simulações para constatar que unidades fisicamente existentes na ETE poderiam ser utilizadas como tanque de equalização à montante do tanque de aeração do sistema MBR, representando assim uma significativa redução de custos.

Com a conclusão do diagnóstico, foi possível constatar problemas ainda não identificados pela Natura, elencar as prioridades a serem atendidas no projeto de recapacitação da ETE e planejar de forma direcionada os esforços e investimentos.

Outra contribuição muito importante na etapa de diagnóstico foi constatar que para a recapacitação da ETE da Natura não seria necessária reconstruir completamente a mesma, e apenas algumas mudanças/ampliações direcionadas seriam suficientes para que a mesma operasse normalmente com o aumento da demanda previsto, o que só trouxe vantagens em termos de custos e prazos para a Natura.

Com o diagnóstico realizado, a H2O Engenharia, juntamente com as empresas parceiras da etapa de diagnóstico, foi contratada pela  Natura para a elaboração do projeto básico e executivo das modificações definidas na etapa de diagnóstico descrita anteriormente.