A Vitória Ambiental Engenharia e Tecnologia S.A. é uma empresa de proteção ambiental especializada no gerenciamento e disposição final de resíduos, que possui um Aterro Industrial e uma Central de Gerenciamento de Resíduos implantada em Serra – Espírito Santo.

Tendo em vista o recebimento de efluentes domésticos e industriais com características de alta complexidade, a Vitória Ambiental iniciou o processo para a construção de uma moderna Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) de modo a atender esta demanda.

A H2O Engenharia Ltda., empresa de engenharia e consultoria com larga experiência no projeto e operação de plantas de tratamento com grande complexidade, foi contratada para fornecer os serviços de Engenharia Básica, Detalhada, Comissionamento e Partida desta estação.

O grande desafio encontrado na concepção desta ETEI da VA foi a definição da rota tecnológica a ser adotada para o sistema de tratamento, pois o efluente consiste parcialmente de lama de perfuração de poços de petróleo em alto mar. Assim, de modo a proporcionar flexibilidade à operação da planta, projetou-se a mesma instalando-se duas linhas para o tratamento dos efluentes industriais. A opção por uma ou outra linha ocorrerá em função da caracterização do efluente na entrada da planta.

 As operações unitárias envolvidas nesta planta envolvem separação de água e óleo, precipitação química, flotação por ar dissolvido, sistema biológico aeróbio do tipo bateladas, desinfecção com hipoclorito de sódio e desaguamento de lodo com filtro prensa.

A parceria entre a H2O Engenharia e a Vitória Ambiental foi fundamental para o sucesso deste empreendimento devido ao caráter pioneiro, considerando-se as características dos efluentes. O início dos trabalhos deu-se com a execução de testes laboratoriais e a partida da planta foi feita cuidadosamente e com acompanhamento microbiológico devido à natureza deste efluente que apresenta alta salinidade.