Entre os dias 03 e 06 de novembro, aconteceu em Monterrey (México), o XXXIV Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental. Trata-se de um dos maiores eventos acadêmicos voltados para área da engenharia ambiental na América Latina. Estiveram presentes pesquisadores, professores, alunos e profissionais da área de diversos países como: Brasil, México, Colômbia, Uruguai, Venezuela, entre outros.

Diversos temas atuais foram abordados, como métodos para remoção de nutrientes (nitrogênio e fósforo); remoção e/ou degradação de poluentes emergentes (também denominados interferentes endócrinos); lodo ativado granular; reaproveitamento de resíduos gerados no processo de tratamento de água; sistemas de membranas para o tratamento de esgotos sanitários e reuso.

A H2O Engenharia esteve presente neste evento por meio de um de seus engenheiros, que apresentou um trabalho intitulado: “Cinética de floculação de águas contaminadas com células de Microcystis aeruginosa, utilizando sulfato de alumínio como coagulante”. Trata-se de um trabalho que aborda uma problemática atual, uma vez que a presença de cianobactérias em reservatórios destinados ao abastecimento público é cada vez mais frequente no Brasil, ainda mais agravada pela severa seca que atualmente atinge a parte sudeste do país.