CASE – INDUSTRIA METAL-MECÂNICA

 A H2O Engenharia foi contratada por uma indústria do ramo de metal-mecânica para realizar um estudo de viabilidade técnica-econômica do reuso dos efluentes gerados em seu site industrial, localizada no Estado de São Paulo (SP).

Figura 1 – Fluxograma de processo adaptado para a indústria metal-mecânica.

Para este estudo, foi necessário compilar os dados quali-qualitativa obtidos na campanha de amostragem para caracterização do efluente bruto a ser tratado na Estação Produtora de Água de Reuso (EPAR).

Uma vez definida a caracterização quali-qualitativa do efluente bruto e utilizando da expertise da equipe técnica da H2O Engenharia, foi possível realizar o dimensionamento das unidades e equipamentos de processos necessários para o tratamento do efluente bruto, a fim de atender aos requisitos qualitativos determinados para as Águas de Reuso da indústria.

A qualidade da água de reuso foi determinada após reuniões com os consumidores da mesma, entre os quais, destaca-se o de água para torres de resfriamento, cujo custo de tratamento está diretamente ligado à qualidade da água de reuso. 

Após a definição das principais características das unidades e equipamentos de processos necessários para a EPAR, procedeu-se com a determinação dos custos de implantação e operação (CAPEX e OPEX) da EPAR. Esta etapa foi realizada através de consultas a fornecedores renomados no mercado nacional e internacional, assim como uso de informações do banco de dados da H2O Engenharia.

Por fim, uma vez estabelecido o custo de operação estimado para a EPAR, procedeu-se com a uma avaliação de viabilidade econômica da solução adotada, comparando-se os custos estimados para a EPAR, com os custos atuais de disposição do efluente bruto do site de Sorocaba (SP) na rede coletora do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e com o custo da água disponibilizada pela concessionária pública.

Após a conclusão do trabalho, a equipe técnica da H2O Engenharia concluiu que o cenário de reuso solicitado pela indústria foi viável tanto em termos técnicos como econômicos.