Artigos

SANEAMENTO – PROCESSO X EQUIPAMENTOS

A maioria dos sistemas de tratamento de águas e efluentes atualmente implantados no Brasil carece de estudos de engenharia de processo e da correta seleção de equipamentos e materiais de qualidade. Estas são as condições básicas que asseguram, aos clientes, que suas plantas operem com sua melhor performance e máxima capacidade.

Na parte de seleção do processo, não há, na maioria das vezes, uma avaliação correta da água ou do efluente a ser tratado, seja pela falta de dados históricos ou pelo curto prazo para implantação do sistema. Desta maneira, os dados ou critérios de projeto não são devidamente levantados e definidos, o que leva os clientes finais a adquirirem soluções que não as mais indicadas a sua situação particular.

Em outros casos, os clientes buscam no mercado soluções que representem situações similares à sua, no exterior ou mesmo no Brasil, mas que não considera as especificidades locais, como os processos produtivos, requisitos legais, capacitação da mão de obra ou equipamentos apropriados. Em alguns casos um “retrofitting” ou readequação pode ser a solução definitiva, com baixo custo e que atende aos requisitos do cliente.

No aspecto de fabricação dos equipamentos, ocorrem as seguintes situações: num mercado altamente volátil, como o de saneamento, os fornecedores propõem soluções pontuais, sem levar em contas as necessidades de processo ou porque desconhecem as limitações de seus equipamentos, sejam elas mecânicas ou hidráulicas.

O mercado brasileiro de saneamento requer soluções integradas de engenharia de maneira a proporcionar estações de tratamento que operem da melhor forma possível e, para isto, há a necessidade de um trabalho conjunto de empresa de engenharia de processo e fabricantes.

Abaixo nas figuras 1 e 2 são apresentados casos de obras malsucedidas e de obras bem executadas em conjunto com equipamentos compatíveis com a obra e de boa qualidade mecânica.

Estes exemplos servem para mostrar que há uma capacidade de engenharia muito boa no Brasil e que pode ser aproveitada em obras de saneamento de qualquer porte.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *