Sem categoria

VOCÊ SABE O QUE É FILTRAÇÃO BIOLÓGICA?

O nome dado, “Filtro Biológico”, não retrata o mecanismo do processo. Na verdade, a denominação é incorretamente empregada, pois não é realizado qualquer operação de peneiramento ou filtração. Resumidamente, o contato do esgoto afluente com a massa biológica contida no Filtro Biológico realiza uma oxidação química.

O mecanismo do processo é caracterizado pela alimentação e percolação contínua do esgoto através do meio suporte, que promove o crescimento e a aderência de massa biológica em sua superfície.

Nas condições favoráveis ao processo a massa biológica agregada ao meio suporte retém a matéria orgânica contida no esgoto, através da adsorção. A síntese de novas células promove o aumento da biomassa prejudicando a passagem do oxigênio até as camadas mais internas, junto à superfície do meio suporte, onde o processo de oxidação se realiza anaerobicamente.

Os subprodutos da oxidação dos compostos pelas bactéria anaeróbias e aeróbias são: CO2, HNO3 e H2SO4.

Por fim, os gases acumulados produzido na camada anaeróbia provocam o desprendimento da massa biológica agregada ao meio suporte, facilitando o seu arraste pelo fluxo de esgoto. Esse material constitui o lodo, removido por sedimentação nos decantadores secundários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *