Sem categoria

EUTROPHIZATION: WHAT IS THIS, AND HOW IT OCCURS?

A eutrofização em corpos d’águas pode ser atribuída ao lançamento de esgotos oriundos das ocupações urbanas, pois apresentam em sua composição nitrogênio e fósforo (presentes nas fezes, urinas, restos de alimentos, detergentes, etc.) que, em excesso, são os principais estimulantes do processo de eutrofização.

O processo de eutrofização se dá através do crescimento excessivo das plantas aquáticas, a níveis tais que afete a utilização normal e desejável do corpo d’água. A eutrofização se potencializa em situações onde o corpo d’água possui turbidez e velocidades baixas, e por isso, lagos e represas são os que mais sofrem com o excesso de NUTRIENTES.

A floração de algas; maus odores; mortandades de peixes; e maior dificuldade e elevação nos custos de tratamento da água, são as principais consequências decorrentes do processo de eutrofização.

Como medidas preventivas, é importante o controle do esgoto e da drenagem pluvial. Já as medidas corretivas englobam processos: mecânicos (ex: aeração), químicos (ex: precipitação dos nutrientes) e biológicos.

Sempre que possível, deve-se dar grande ênfase aos métodos preventivos, usualmente mais baratos e eficazes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *