Artigos

UASB

O Reator UASB é uma tecnologia de tratamento biológico de esgotos baseada na decomposição ANAERÓBIA da matéria orgânica. De operação bastante simples e econômica, este tipo de processo tem sido estudado e aprimorado em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Inicialmente, a utilização do UASB era para esgotos com alta concentração de matéria orgânica (DBO ou DQO), como nos casos de despejos industriais específicos. Com o passar dos anos, o uso do UASB foi ganhando espaço no tratamento de esgotos domésticos (baixa concentração de matéria orgânica) e, hoje em dia, é umas das principais tecnologias utilizadas no Brasil.

Entretanto, a eficiência do tratamento anaeróbio de esgotos domésticos em um UASB é um pouco limitada: a experiencia tem indicado remoções de DBO na faixa de 45 a 75%, e de DQO na faixa de 40 a 75%.

As principais vantagens deste tipo de tratamento são: baixo custo estrutural e operacional; geração de energia (biogás); e menor necessidade de espaço.

A fim de minorar os fatores adversos à boa eficiência do tratamento, algumas recomendações devem ser observadas no desenvolvimento de um projeto. Pode-se citar: Remoção de sólidos grosseiros; distribuição adequada do esgoto afluente; e a velocidade ascensional no interior do reator.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *