Sem categoria

É POSSÍVEL GERAR ENERGIA A PARTIR DO ESGOTO?

Sim, isto é possível! Em plantas onde há presença de reatores e biodigestores anaeróbios, é possível obter o BIOGÁS, gás que contém metano e que possui um alto poder calorífico.

Como ele é produzido?

Em estações de tratamento de esgoto domésticos e industriais cujas plantas possuem sistemas anaeróbios ou digestores de lodo, é possível obter o biogás. Isto porque, os microrganismos presentes nos reatores degradam a matéria orgânica na ausência de oxigênio, formando metano (cerca de 50 a 70%) e dióxido de carbono (cerca de 20 a 40%), principalmente.

Quais são as principais utilizações?

O biogás pode ser utilizado em praticamente todas as aplicações energéticas nas quais se utiliza gás natural, sendo estas: obtenção de calor para combustão direta; geração de eletricidade; e combustível para veículos.

Quais são as principais vantagens?

O biogás é uma fonte de energia limpa e renovável. Além disso, a sua utilização pode resultar em benefícios econômicos em plantas que dispõe de sistemas anaeróbios, pois a energia elétrica e térmica gerada na queima do biogás pode ser utilizada na própria planta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *