Artigos

LODO DE ETA

Diferente do lodo proveniente das estações de tratamento de efluentes (ETEs), os lodos das ETAs possuem maiores aplicações no dia a dia. Isso se deve a sua composição, pois dificilmente o lodo de uma ETA apresenta substâncias tóxicas (metais pesados) que prejudiquem o meio ambiente.

Devido ao crescimento urbano verificado nas grandes metrópoles mundiais, a demanda pela água tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Com isso, faz-se necessário uma maior produção de água nas ETAs, aumentando a produção de lodo.

Em função disto, diversos especialistas da área passaram a buscar soluções economicamente viáveis e ambientalmente vantajosas para o destino final dos lodos de ETAs. Dentre as diversas possibilidades de uso, destacam-se: fabricação de tijolos; fabricação de cimento; compostagem; e disposição no solo.

É importante que se realize uma pesquisa de mercado, identificando potencias clientes; aceitação do produto por fabricantes e pelo consumidor final; e sua viabilidade de comercialização.

É importante citar que as legislações ambientais devem ser analisadas para cada tipo de disposição final desejada e que a caracterização do lodo é de fundamental importância para determinar a sua finalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *