Sem categoria

SECAGEM TÉRMICA DE LODO

A secagem térmica de lodo tem se apresentado como uma excelente alternativa para a redução de umidade do lodo em ETEs e ETAs. Trata-se de um processo de redução de umidade através da evaporação de água para a atmosfera com a aplicação de energia térmica, podendo-se obter teores de sólidos da ordem de 90 a 95%. Com isso, o volume final do lodo é reduzido significativamente.

O desenvolvimento desta tecnologia aplicada no tratamento de lodos tem despertado o interesse no mercado para que seja possível a sua secagem ainda no estágio de lodo bruto, eliminando os demais estágios de tratamento.

A etapa de estabilização biológica e higienização podem ser excluídas do tratamento, pois o processo de secagem térmica elimina os patógenos e estabiliza o lodo através do calor. Além disso, o produto final apresenta um alto teor de matéria orgânica e poder calorífico, o que agrega valor a este e favorece o uso agrícola.

Através da secagem térmica do lodo o tratamento do lodo torna-se muito mais fácil, reduzindo significativamente também os custos de transporte. Contudo, a secagem térmica não é isenta de problemas, trata-se de uma alternativa com custo elevado e que pode apresentar problemas com relação a produção de odores e poeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *